Páginas

sexta-feira, 19 de julho de 2013

01/08 - QUINTA/TECNOLOGIA - Futuro próximo: Controle sua casa com suas mãos


Entregue-se à preguiça. Basta um simples aceno de mão para ligar a televisão, aumentar o volume do aparelho de som ou diminuir a temperatura do ar condicionado — e tudo sem precisar ir até o cômodo onde estão os equipamentos. 

Um novo sistema de reconhecimento de movimentos desenvolvido nos Estados Unidos promete tornar real o sonho de uma casa controlada por gestos, usando uma tecnologia que já está presente na maioria das residências: o wi-fi. Além de dispensar sensores sofisticados, o método, desenvolvido pela Universidade de Washington, permite o controle de equipamentos através de portas e paredes, de acordo com o alcance do sinal da internet sem fio. Assim, se você se esqueceu de desligar a luz da sala, mas já está deitado na cama, pronto para dormir, não precisa se chatear. O sistema atende seu comando mesmo com você no quarto.




Batizada de WiSee, a tecnologia usa o wi-fi como um radar, que monitora os movimentos das pessoas. Quando alguém se move, a frequência do sinal wireless sofre uma pequena mudança, quase imperceptível. Os pesquisadores norte-americanos desenvolveram um algoritmo capaz de detectar essas variações e interpretar gestos pré-programados. 




Segundo os autores do projeto, para que gestos a distância passem a controlar os equipamentos, basta adaptar o roteador da casa e instalar o programa de reconhecimento. Os sinais podem partir de um computador ou smartphone comuns, deixados em algum canto da casa. “Isso redefine sinais wireless que já existem de novas formas. Você pode realmente usar o sistema sem fiopara reconhecimento de gestos sem necessidade de instalar novos sensores”, descreve Shyam Gollokota, professor de ciências da computação e um dos criadores do WiSee.




Agora é esperar para termos isso aqui no Brasil, e ser muito feliz.



Institucional
Loucura total! Refrigerador GE RGS 19 505 L de R$ 2.599,90 por apenas R$ 2.399,90 em até 6x no cartão. Acesse http://ow.ly/n8Nsm 


Nenhum comentário:

Postar um comentário